quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Alcoolismo e abuso de álcool

Sabemos que o abuso do álcool e o alcoolismo estão entre os principais problemas da nossa sociedade.
Entenda porque o álcool é considerado uma droga como o crack, a heroína, e a cocaína.O álcool vicia, altera o estado mental da pessoa que o utiliza, levando-a a atos insensatos, muitas vezes violentos. Pior, causa mais problemas à família e à sociedade. Infelizmente, faz parte da nossa cultura o seu uso,tanto numa roda de bar, festas, jantares e inclusive nos encontros familiares.
Muitas vezes é nestes encontros que começa o uso e o abuso do álcool. O alcoolismo é uma doença onde há dependência do uso de álcool. O alcoólatra tem grande dificuldade de parar de beber, como não consegue
abandonar a bebida, apresenta muitas vezes uma deterioração na saúde,na família, no trabalho e no círculo de amizades.O abuso do álcool é quando uma pessoa utiliza, mesmo que não constantemente, álcool em quantidade suficiente para causar problemas de saúde ou de outra espécie, como brigas e acidentes automobilísticos.Tanto o alcoolismo quanto o abuso do álcool afetam diversos órgãos,causando doenças do cérebro, nervos, coração, pâncreas e do fígado, como hepatite, cirrose e câncer.
A bebida alcoólica pode interferir drasticamente no funcionamento da memória, fato que ocorre frequentemente com pessoas que bebem exageradamente por um longo período de tempo, fazendo com que percam completamente sua capacidade de armazenar suas memórias recentes. A bebida alcoólica também prejudica a capacidade de julgamento, é capaz de provocar falhas na coordenação motora, e dar a sensação de que nada lhe sai do controle.
Como vimos, o álcool é uma droga e pode deixar várias sequelas, mesmo sendo considerado como lícito dentro da nossa legislação.Suas restrições quanto ao consumo são mínimas e estas, legalmente falando, se restringem apenas à comercialização para menores.
Quando alguém percebe que tem um problema com o álcool, na maioria das vezes, isso acontece após uma série de consequências negativas relacionadas ao uso crônico e excessivo de bebidas alcoólicas.
Ao admitir que existe um problema com o álcool, uma pessoa dá o primeiro passo na direção do tratamento alcoolismo, o que talvez seja o passo mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário