quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Formas de tratamento do alcoólatra

Tratamento
Não existe cura para o alcoolismo, como em qualquer outro caso de dependência química. O que existe é tratamento.Existem várias formas eficazes de se tratar o alcoolismo, nos casos mais leves, a realização de consultas periódicas com uma equipe multidisciplinar (psiquiatra,psicólogo), sempre com o apoio da família.
Nessas consultas, é feito exame clínico e indicado o tratamento de acordo com o grau de dependência de cada um, são avaliadas as dificuldades que cada um apresenta para abandonar o vício e orientado meios para tentar abster-se do álcool.
Medicamentos
Existem medicações específicas para o tratamento do alcoolismo, que devem ser prescritas apenas por médicos, tendo eficácia já comprovada pela medicina. Geralmente o médico vai utilizar medicamento se houver alguma doença associada, por exemplo, falta de atenção e hiperatividade, depressão, ansiedade
dentre outras.A necessidade de um tratamento medicamentoso deve ser avaliada na primeira consulta do
paciente.
Desintoxicação
A desintoxicação é realizada por um período de mais ou menos 7 dias, o uso de medicamentos é para tratar os sintomas das crises de abstinência. E é um processo de limpeza do organismo que visa ajudar o alcoólico a superar a dependência física de uma forma segura e acompanhada por especialistas.
Reabilitação
Seja por meio de internação ou de tratamento ambulatorial, após a desintoxicação, os pacientes devem ser encaminhados para programas de reabilitação ou terapia,cujo objetivo é ajudá-los a viver sem álcool, como os grupos de auto-ajuda.Esses grupos reúnem-se regularmente para discutir seus problemas, compartilhar
suas vitórias e dar apoio àqueles que apresentam mais dificuldades. É preciso lembrar que as recaídas são comuns nos pacientes alcoolistas e as terapias em grupo podem ser usadas para lidar com os aspectos psicológicos que são relacionados à doença do alcoolismo.
Os grupos de auto-ajuda como, por exemplo, os Alcoólicos Anônimos utilizam um programa conhecido como Os Doze Passos.
Outra forma de tratamento, não para o alcoólatra, mas para os familiares é o Al-Anon, sendo este um programa para familiares e para os amigos aprenderem e entenderem a importância deste apoio ao alcoolista. Seus membros compartilham suas experiências e buscam forças e esperança na tentativa de resolver seus
problemas comuns. Eles acreditam que o alcoolismo é uma doença familiar e que mudanças de atitudes de toda a família podem colaborar com a recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário