quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bullying e consequências

Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica.
As formas mais comuns de bullying são: apelidos que agridem o indivíduo, principalmente destacando algum problema físico ou psicológico, como por exemplo: se uma pessoa já tem complexo de ser baixa, feia, gorda, magricela, tem dificuldades para aprender e é chamada de "burro", se não pode concluir uma faculdade e é chamada de analfabeta, etc.
Os efeitos podem ser baixa auto-estima, depressão, isolamento social, fobias sociais, complexos de inferioridade, baixo rendimento por achar-se incapaz, atitudes agressivas e esquivas, problemas sexuais, cognitivos, relacionamentos pessoais, entre outras.
O bullying pode começar principalmente dentro do próprio lar, quando  membros colocam ou destacam apelidos maldosos, atingindo diretamente onde a pessoa mais sofre, por já ter dentro de si algum complexo daquele "suposto defeito", porque no contexto verdadeiro são coisas normais para alguns, mas não para o sujeito, que não gosta e, acha que é um defeito nele. Ao contrário do se pensa, é na escola e trabalho também que se instala o bullying. Pessoas diferentes tendem a serem vítimas de apelidos maldosos e que pegam. Alguns ligam, contestam, brigam, aí sim, é que o efeito psicológico é maior pelo sofrimento acarretado ao portador do bullying.
A violência sofrida desencadeia mudanças negativas e transtornos do comportamento, influindo na saúde psicológica e física. O sofrimento é tão intenso para algumas pessoas que, abandonam a escola ou o trabalho, desistem de ir a busca dos sonhos, porém, outros lutam para sobressair em outras áreas procurando superar. Mas a violência sofrida está inconscientemente guardada e pode vir á tona em situações extremas.
Muitas vezes pessoas até mesmo sem pensar e por hábito, apelidam, criticam destrutivamente  a outra sem levar em conta as consequências. Quem faz esquece e, muitas vezes até nem assumem que fazem este tipo de violência, entretanto, a vítima guarda cada palavra, que se manifesta com o passar do tempo, em doenças ou transtornos psicológicos. Principalmente quando são crianças. Muitos pais, fazem gozações acerca de algumas coisas que, para as crianças são sérias e, estas se sentem envergonhadas, esquivas, até reprimidas em suas espontaneidades. As consequências vão aparecendo gradualmente, sem que os pais ou irmãos percebam, levando para a fase adulta ou para a vida inteira, transformando a personalidade sadia em doente.
Pois bem, algumas vezes para o enfrentamento precoce já é necessário tratamento, e ajuda tanto em casa como no ambiente onde a pessoa atua, mudando atitudes. O bullying deve ser combatido primeiramente no lar, até mesmo na postura do casal, elaborando conflitos com  mais diálogo e respeito, pois na relação pessoal também em alguns casos o bullying é começado na relação dos próprios pais, ofendendo com apelidos e críticas destrutivas uns aos outros...
Pessoas queridas ! Paz profunda, amor e luz a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário